Crato e Juazeiro descartam suspensão do Juaforró e Expocrato por alta da covid

O temor de que os aumentos de covid-19 em Crato e Juazeiro do Norte pudesse levar ao cancelamento do Juaforró e Expocrato, foi descartada pelas gestões municipais.

14/06/2022 | Madson Vagner | Cariri

Apesar do aumento nos casos de infecção por covid-19 no Crajubar, as gestões municipais de Crato e Juazeiro do Norte, confirmaram a realização do Juaforró e Festival Expocrato. Os eventos acontecem nos meses de junho e julho, respectivamente, quando a expectativa é que os casos de covid estejam em ritmo de quarta onda. Os municípios dizem esperar por uma decisão do Governo do Estado.

O Secretário de Cultura de Juazeiro, Vandinho Pereira, disse que estão sendo realizadas capacitações com barraqueiros e pessoal de apoio sobre os cuidados de higiene e uso de máscaras. Para a entrada no Parque de Vaquejada, local do evento, serão feitas barreiras itinerantes para cobrar apresentação de comprovante de vacinação.

Reuniões semanais entre as secretarias de Cultura e Saúde, com a presença do prefeito Gledson Bezerra (Podemos), estão acontecendo para avaliar a segurança sanitária do evento com base nas constantes subidas nos casos. Vandinho reitera a importância de as pessoas levarem seu passaporte vacinal para o Juaforró.

Além de reuniões com setores da saúde, Vandinho disse estar mantendo constantes contatos com o Ministério Público do Estado, em Juazeiro, para tratar do assunto e atualizar todas informações sobre os cuidados a serem tomados diante do avanço da doença. Vandinho disse que somente um decreto estadual pode cancelar o evento que inicia neste dia 15, quarta-feira.

No Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) reafirmou a posição de manutenção da Expocrato, avaliando que as internações quase inexistem no município e que, apesar do aumento nos casos, a doença está controlada pelo avanço da vacinação. Zé Ailton observa que o cancelamento só ocorrer por decisão do Governo do Estado.

O prefeito cratense afirma que a equipe da Secretaria de Saúde tem feito contatos constantes com a Saúde do Estado para avaliar a situação e os riscos para a realização do evento. Ele garante que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para que a festa ocorra e disse acreditar na redução dos casos em breve. O município deve intensificar a vacinação e fará cobrança do passaporte vacinal.

Entre os dias 30 de maio e 12 de junho, os casos de covid em Crato saltaram de 21 para 130. No mesmo período, Juazeiro saltou de 24 para 417 casos. Apesar do aumento, não há hospitalizados em Crato e Juazeiro tem apenas seis paciente em internados. A secretária de Saúde de Juazeiro, Francimones Rolim, credita a baixa em hospitalizados a vacinação.

(com informações do Jornal do Cariri)

Relacionadas:

Topo