Uma reunião entre o deputado federal e líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), o presidente do PT Ceará, Antônio Filho (Conin), e o ministro da Educação Camilo Santana, iniciou as conversas que definirão a estratégia eleitoral do PT no Ceará apara as eleições de 2024. No encontro, dia 17, em Fortaleza, o Crajubar ficou entre as prioridades.
Guimarães revelou que existe uma linha de diálogo com o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Disse ainda que conversou com o prefeito juazeirense em Brasília, onde foram pautados investimentos para o município e sucessão eleitoral. A conversa foi a primeira e outras que ainda devem acontecer.
Em Juazeiro, Guimarães tem defendido que o deputado estadual Fernando Santana (PT) esteja a frente das discussões pela sucessão com possibilidade, inclusive, de ser o nome para liderar a disputa. O deputado destacou que ainda não há definição, por isso, conversa com Glêdson. “Temos posições, mas somos do diálogo e nada impede que continuemos sentando com o prefeito”, disse.
No Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) comandará a sucessão com o aval da cúpula estadual partido. Segundo Guimarães, a única orientação é que o prefeito converse com o diretório municipal e suas lideranças, como o vereador Pedro Lobo (PT), hoje, pré-candidato. A defesa de Guimarães é que a candidatura venha do PT. O prefeito Zé Ailton diz que só começa a discutir o assunto a partir de 2024.
Barbalha é o município mais próximo de uma definição. Guimarães coloca a reeleição do prefeito Guilherme Saraiva (sem partido), como prioridade consensuada entre as lideranças do PT estadual. Guimarães reafirmou a defesa de que em Barbalha o candidato venha do PT e, por isso, disse ter a expectativa que Guilherme se filie ao partido.