Relator da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2024, o deputado federal, Danilo Forte (União Brasil), defendeu, em entrevista a Rádio 100 FM e Plus FM, a ampliação da participação da União nas dotações do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o fim do orçamento secreto.
Danilo destacou a importância do BNB, como instituição financeira, para o desenvolvimento da região Nordeste. Para ele, a diminuição da desigualdade regional, depende do fortalecimento dessa agencia de fomento com raiz no Nordeste.
“É uma conquista do povo nordestino e, sem sombras de dúvidas, indiferente à gestão que esteja à frente do país ou do Banco do Nordeste, que temos que dar condições para que o BNB possa participar de igual para igual com o Banco do Brasil, e outros bancos, do Acordo de Basiléia”, disse Danilo.
Outro destaque da proposta da LDO é o fim da emenda secreta, conhecido como “orçamento secreto”. O relatório de apresentado por Danilo Forte propõe as chamadas transferências fundo-a-fundo, conhecidas como “emendas pix”. As novas emendas poderão ser monitoradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e tribunais de contas.