O primeiro debate eleitoral, promovido pela Bandeirantes de Televisão, em Juazeiro do Norte, está gerando polêmica. Marcado para essa quarta-feira (14), a direção da emissora no Ceará convidou apenas os candidatos Glêdson Bezerra (Podemos), pré-candidato à reeleição, e o deputado Fernando Santana (PT), pré-candidato da oposição.
Com a divulgação dos nomes, a pré-candidata Sued Carvalho (Unidade Popular), mostrou indignação em um vídeo nas redes sociais. Sued, que defende uma campanha voltada para as causas LGBT, afirmou que sua exclusão do debate é um reflexo da falta de representatividade e diversidade na política local. Na última pesquisa eleitoral, divulgada pela Rede Record, sobre a disputa de Juazeiro, Sued aparece com 6% das intenções de voto.
Outro que ficou fora do debate foi o candidato do PCO, Lino Alves, que, também, questionou os critérios da emissora para a seleção dos participantes. Sued e Lino avaliam que o debate é um momento importante do processo eleitoral ao permitir que os eleitores comparem as propostas dos candidatos.