Depois de Sobral e Fortaleza, pesquisa medirá a circulação do coronavírus no Crajubar

Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha receberão pesquisa para medir a circulação do coronavírus e a imunidade da população. A expectativa é para este mês de agosto.

11/08/2020 | Madson Vagner | Cariri

Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha serão as próximas cidades a receber uma pesquisa sobre a circulação do novo coronavírus e a imunidade dos munícipes. A expectativa é de que o estudo ocorra ainda neste mês de agosto. A pesquisa de soroprevalência já foi realizada em Fortaleza, Iguatu e Sobral.

Em números absolutos, Juazeiro do Norte fica atrás apenas de Fortaleza, entre os municípios cearenses com a maior quantidade de pessoas infectadas; são 12.666 casos. O maior município do Cariri é, também, o quarto em óbitos no Ceará, com 240 mortes. Crato possui 4.315 confirmações e 67 vítimas fatais. Barbalha, por sua vez, tem 1.636 casos e 44 óbitos.

A pesquisa é feita por meio de exames de teste rápido, com a coleta de uma amostra de sangue e de swab nasal. O primeiro detecta a imunidade por meio da presença de anticorpos para o novo coronavírus. O segundo identifica a presença do vírus no paciente. Ambos são feitos durante visita de profissionais da saúde em localidades escolhidas aleatoriamente.

(Matéria completa no Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo