Depois de ameaçar abandonar a base do governo Lula, em abril último, por descontentamento com indicações para a diretoria do DNOCS, o deputado federal José Airton Cirilo (PT) voltou a polemizar. Em solenidade de lançamento do voo entre Fortaleza e Aracati, o petista acusou o prefeito Bismarck Maia (Podemos) de ter sido “irresponsável” por abandonar a praia de Canoa Quebrada, principal cartão postal do município.
A declaração causou desconforto as autoridades presentes, como o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT). A fala resultou em bate-boca entre o petista e os filhos do prefeito, os deputados Eduardo e Guilherme Bismarck, ambos do PDT. O prefeito acabou abandonando o palanque.
No discurso, José Airton lamentou o abandono de Canoa Quebrada. “Aracati com o maior corredor turístico do Ceará e um dos maiores do Brasil, que é Canoa Quebrada, vem, infelizmente, sofrendo um processo de desvalorização e vossa excelência foi irresponsável porque abandonou a nossa região”, disse.
O deputado estadual Guilherme Bismarck, acusou José Airton de aproveitar o momento para fazer política. A acusação foi rebatida pelo petista: “Eu vim dizer a verdade que vocês não gostam de ouvir”. Eduardo ainda chamou José Airton de mentiroso, que mais uma vez respondeu: “Mentiroso é você, rapaz. Você e seu pai é que são mentirosos e enganam o povo de Aracati”.
O bate-boca só acabou com discurso do governador Elmano de Freitas, que mandou um duro recado: “Turismo de Aracati, turismo do Ceará, a oportunidade de gerar emprego e renda para o nosso povo está acima de qualquer disputa política que tenhamos, tivemos e teremos. Devemos separar muito bem e entender os momentos.”
O evento aconteceu nessa quinta-feira, 11, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
(Com informações do site CN7).