Disputa interna aponta renovação nas direções do PT no Crajubar

As disputas mais intensas aconteceram em Crato e Juazeiro do Norte, onde prevaleceu os nomes do Campo Popular, indicados por Camilo e Elmano.

07/07/2025 | Madson Vagner | Cariri

Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) foram às urnas neste domingo (06), para escolher seus novos dirigentes, em Processo de Eleição Direta (PED), nas instâncias municipal, estadual e nacional. No Cariri, foram mais de nove mil filiados votando nos 29 municípios. As disputas mais intensas aconteceram em Crato e Juazeiro do Norte, maiores cidades da região, onde prevaleceu os nomes indicados pelo grupo liderado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Elmano de Freitas.

Com um número elevado de abstenção, a eleição em Juazeiro do Norte teve como vencedor o militante Rafael Silva (Campo Popular), com 467 votos. Rafael derrotou o atual presidente, Ricardo Lima (Campo Democrático), que teve 265 votos, e a ex-deputada Íris Tavares (Campo de Esquerda), que obteve 118. Nulos e brancos totalizaram 89 votos. Juazeiro foi o único município do Cariri a registrar três chapas.

No Crato, a disputa aconteceu entre a ex-reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Otonite Cortez, e o suplente de deputado estadual em exercício, Pedro Lobo. As duas candidaturas foram impugnadas e o nome deve ser indicado pelo novo diretório, composto proporcionalmente aos votos de cada chapa na disputa. A chapa “Democracia, União e Luta”, liderada por Otonite, venceu a disputa com 703 votos, contra 610 da chapa “PT forte e autônomo”, liderada por Pedro. Crato teve a disputa mais acirrada, com Otonite tendo o apoio do prefeito André Barreto e do ex-prefeito Zé Ailton Brasil. Votaram 1.425 filiados.

Entre os municípios do Crajubar, Barbalha teve a eleição mais tranquila. Sem disputa, os cerca de 426 eleitores votaram em chapa única, liderada pelo vereador Alex Saraiva, com apoio do prefeito Guilherme Saraiva, do presidente da Câmara, Dorivan Amaro, e do deputado estadual e atual secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana.

A eleição no Crajubar marcou uma mudança de rumo nos destinos do partido nas três maiores cidades da região. Nas disputas de Crato e Juazeiro, prevaleceram candidatos e chapas do Campo Popular, ligado a Camilo e Elmano, o que pode influenciar nas posições do partido em discussões eleitorais para 2026 e 2028. Já em Barbalha, houve consenso com o deputado federal José Guimarães, através do presidente da Câmara, Dorivan Amaro. Os mandatos são de quatro anos, com novas eleições em 2029.

Apesar da derrota no Crajubar, Guimarães manteve a maioria dos diretórios do Cariri. Em municípios como Mauriti, o ex-prefeito Isaac Júnior teve 1.214 votos, dos 1.216 votantes. Já em Salitre, a chapa liderada pelo prefeito Rondilson Ribeiro conseguiu 1.251 votos, dos 1.251 votantes. Os dois municípios, ligados a Guimarães, só perderam em eleitores para o Crato, o que pode somar forças na discussão para a indicação ao Senado.

Estadual e nacional

Na disputa de Fortaleza, o ex-deputado estadual Antônio Carlos confirmou o favoritismo e foi eleito presidente com cerca de 80% dos votos. Antônio Carlos obteve 6.088 votos, contra 1.499 da vereadora Mari Lacerda e 219 votos do Eudes Baima. No Ceará, Antônio Filho, o Conin, foi reeleito presidente estadual, mas a oficialização deve acontecer nos próximos dias. Para o Diretório Nacional, o favorito é o candidato Edinho Silva. Além do resultado não estar oficializado, há a possibilidade de suspensão do processo, graças a uma decisão judicial na disputa em Minas Gerais.

Relacionadas:

Topo