No dia 6 de outubro os eleitores brasileiros escolhem seus novos representantes para os poderes Executivo e Legislativo dos mais de 5 mil municípios, para mandatos até 2028. Apesar do foco das disputas estarem nos candidatos a prefeito, há uma disputa acirrada pelas vagas nas Câmaras de Vereador.
Em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, maiores municípios da região do Cariri, serão 671 candidatos para 55 cadeiras. Destes, 29 foram considerados inaptos pela Justiça Eleitoral. Aos eleitos, caberá fiscalizar o Executivo, propor, discutir e aprovar as leis que regem a cidade.
Com 199.128 eleitores, Juazeiro tem o maior colégio eleitoral e a maior disputa. Serão 331 candidatos para 21 vagas. Considerando 17 candidaturas inaptas, a concorrência é de pouco mais de 14 para cada vaga. Seis dos 21 eleitores em 2020 não estão na disputa. Nomes como Darlan Lobo, Firmino Calu, Rosane Macedo, Nivaldo Cabral, Beto Primo e Lunga, não registraram candidatura.
Segundo maior colégio do Cariri com 95.267 eleitores, o Crato teve a maior desistência com seis nomes. Lucas Brasil, que virou candidato a prefeito; o presidente da Câmara, Florisval Coriolano; e o vereador mais votado de 2020, Dudé Morais, são alguns fora da disputa. Completam a lista o deputado estadual em exercício Pedro Lobo, Gabriel Figueiredo e Marconde da Vila. Retirando sete candidaturas consideradas inaptas, a disputa no Crato tem pouco mais de 10 candidatos para cada vaga. São 202 para 19 vagas.
Barbalha é o município do Crajubar com menor número de eleitores, 51.577. Com 15 vagas para 126 candidatos, considerando cinco inaptos, a Câmara de Barbalha tem a menor concorrência, 8,4 para cada vaga. Do Crajubar, Barbalha tem a única Câmara sem desistências entre os parlamentares em exercício do mandato, eleitos em 2020.
Entre os partidos que fazem a disputa de prefeito, o União Brasil se destaca com 53 nomes aos legislativos das três cidades (19 no Crato, 22 em Juazeiro e 12 em Barbalha). Em seguida vem o PSDB com 43 nomes (16 em Crato, 12 em Juazeiro e 15 em Barbalha). O PT, único presente nas disputas dos três municípios, aparece com 39 nomes (13 em Crato, 12 em Juazeiro e 14 em Barbalha).
O Podemos tem 20 nomes concorrendo apenas em Juazeiro, enquanto PCO e UP não aparecem com candidaturas a vereador. Ainda disputam vagas no nos legislativos do Crajubar o PDT, PSD, PL, MDB, PP, PSB, Psol, Rede, PV, PCdoB, PRTB, Avante, DC, Agir, Avante, PRD, Mobiliza, Cidadania e Republicanos.