A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) tem uma lista de cinco nomes, dois da região do Cariri. Disputam o comando da Casa os deputados caririenses Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT), além de Osmar Baquit, Romeu Aldigueri e Salmito Filho, todos do PDT.
Segundo informações, a escolha do novo presidente deve ser consensual entre o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT). Fontes ligadas ao PDT garantem que Cid tem maior poder de indicação, como ocorreu nas últimas disputas.
Atual vice, Fernando deve assumir a presidência até o final do mandato que se encerra em fevereiro de 2025. O atual presidente, Evandro Leitão (PT), deve renunciar ao seu mandato de deputado estadual até o final deste ano para poder assumir a Prefeitura de Fortaleza, em 1º de janeiro de 2025.
Sobre a disputa, Fernando disse que fará o que seu grupo decidir. “Então, eu faço parte deste grupo e me cabe sempre dialogar e estar junto nas decisões. Claro que eu coloco meu nome à disposição, como vice-presidente, tenho este direito”, disse.
Guilherme Landim disse estar honrado pela lembrança dos colegas e que espera que o melhor para o momento seja escolhido. “Eu acho que a partir de agora o presidente Evandro deflagra esse processo e nós esperamos que possa ser escolhido o melhor para o momento, isso é importante”, ressaltou.
A eleição para a nova mesa diretora da Alece deve ocorrer no próximo dia 06 de fevereiro de 2025.