e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Disputa por espaços deve colocar PT e PDT em palanques diferentes no Crajubar

A vontade do PT em retomar as Prefeituras de Juazeiro do Norte e Barbalha pode provocar o enfrentamento com o PDT, principal partido da base aliada do governador Camilo Santana.

07/11/2019 | Madson Vagner

A disputa eleitoral do próximo ano deve colocar em lados opostos os dois principais partidos da base política do governador Camilo Santana (PT). PT e PDT articulam candidaturas próprias e as alianças parecem cada vez mais distantes. A perspectiva é referendada pelo presidente estadual do PT, Antônio Filho, conhecido como Conin.

Em entrevista ao Jornal do Cariri, Conin mencionou as eleições de Juazeiro do Norte e Barbalha como prioridades para a direção estadual. Em Juazeiro, o petista disse que as conversas com o deputado estadual Fernando Santana (PT) não esgotaram. Ele fala em grande desafio para que o partido retome o controle administrativo do município.

O presidente petista avalia Fernando como um nome competitivo pelo “grande trabalho como deputado estadual” à frente da vice-presidência da Assembleia Legislativa. “Nós da direção estadual do PT estamos dirigindo um apelo, quase uma convocação ao deputado estadual Fernando Santana para que ele seja nosso candidato à Prefeitura de Juazeiro do Norte,” disse, avaliando que “no momento certo, Fernando vai dar uma resposta positiva para o PT aceitando esse desafio.”

No município de Barbalha, Conin assegurou que o partido, também, terá candidatura própria para retomar a Prefeitura. “É um município que o PT já governou e governou bem. É o município do governador Camilo Santana, que poderia estar num nível de desenvolvimento muito maior,” disse.

Conin não falou em candidatura própria no Crato, apesar do vereador Pedro Lobo (PT) estar pré-candidato a prefeito. A ameaça de rompimento com o prefeito Zé Ailton Brasil (PP) teria como alvo o PDT, hoje ocupando a vice com André Barreto (PDT). O vereador petista quer a compor a vice no lugar do pedetista em 2020.

Em Barbalha, o presidente municipal do PDT, Geraldo Sinésio, assegurou que o PDT trabalha com a perspectiva de candidatura própria. Geraldo já apresentou o nome do médico e empresário Guilherme Correia, além do seu próprio para a avaliação do partido. Além de Fernando Santana, também pretendido na disputa, o PT conta com os nomes do vereador Odair Matos, presidente da Câmara, e o ex-prefeito Zé Leite.

Em Juazeiro do Norte, o nome do empresário Gilmar Bender é dado como certo na disputa e contaria com o apoio da direção estadual, na pessoa do deputado federal André Figueiredo. Na eleição de 2016, quando Bender foi candidato a prefeito com o apoio do PT, que indicou o vice na chapa. Hoje, a aliança é descartada pela direção municipal do PT.

Uma série de pesquisas encomendadas por apoiadores do governador Camilo Santana devem balizar as possibilidades de alianças entre os partidos. Segundo fontes do Palácio da Abolição, em caso de divisão da base, a tendência é que o governador não suba nos palanques.

Sobre seu estar sendo pretendido em dois municípios do Crajubar, o deputado Fernando Santana mantém o discurso de que pertence a um grupo político e que vai se dispor ao que for decidido por esse grupo e pelo governador Camilo Santana.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: