e-Política
MadsonVagner
Donald Trump não virá para posse de Bolsonaro

O presidente Americano, Donald Trump, não virá a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro. A delegação dos Estados Unidos será comandada pelo Secretário de Estado, Michael R. Pompeo. É o que informou a Agência Sputnik na noite dessa segunda-feira, 17. No início de novembro, a equipe de Bolsonaro projetava a confirmação de […]

18/12/2018 | Madson Vagner

O presidente Americano, Donald Trump, não virá a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro. A delegação dos Estados Unidos será comandada pelo Secretário de Estado, Michael R. Pompeo. É o que informou a Agência Sputnik na noite dessa segunda-feira, 17.

No início de novembro, a equipe de Bolsonaro projetava a confirmação de 60 delegações estrangeiras em Brasília; Isso, coroado com a presença de Donald Trump. A possibilidade da vinda de Trump tinha sido anunciada pelo próprio Bolsonaro no final de novembro, após reunião com o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton.

O Itamaraty não fala em quantos chefes de estado já confirmaram presença. Fontes de Brasília, dizem que a equipe trabalha para confirmar, pelo menos, os presidentes Sul Americanos com víeis político mais a direita.

Direita x esquerda

São esperados nomes como Sebastián Piñera, do Chile; Mauricio Macri, da Argentina; Pedro Paulo Kuczynski, do Peru; além dos recém eleitos Ivan Duque, da Colômbia; e Mário Benitez, do Paraguai.

Além de Nicolás Maduro, da Venezuela; a equipe de Bolsonaro não conta, também, com as presenças do Uruguaio Tabaré Vázquez; Lenín Moreno, do Equador; e Evo Morales, da Bolívia; todos mais ligados a esquerda.

Nessa disputa entre esquerda e direita, a turma de Bolsonaro está vencendo por 6 a 4. Num passado recente este jogo esteve 7 a 3 para a esquerda, incluindo o Brasil.​

Política internacional a parte, desde a abertura política no Brasil, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Melo, a cerimônia de posse presidencial é uma grande festa popular. E neste ano não deve ser diferente!

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: