Eleição interna do PT. Três candidatos ligados a Guimarães inelegíveis no Cariri

Os candidatos Pedro Lobo (Crato), Edson Ferreira (Farias Brito) e Dariomar Rodrigues (Altaneira), estariam inadimplentes com o partido.

10/06/2025 | Madson Vagner | Cariri

Uma lista divulgada nas redes sociais mostra que, pelo menos, três candidatos a presidentes de diretórios municipais do PT no Cariri tiveram as candidaturas indeferidas. O suplente de deputado estadual, Pedro Lobo (Crato), o vereador Edson Ferreira (Farias Brito) e o ex-prefeito Dariomar Rodrigues (Altaneira), estariam inadimplentes. Os três políticos são ligados ao deputado federal José Guimarães.

A maior repercussão está na disputa do Crato, onde acontece uma série de tensionamentos, impulsionados por entrevistas bombásticas de Pedro Lobo, que acusa o grupo opositor de traição. O grupo é liderado pela ex-reitora Otonite Cortez, com apoio do prefeito André Barreto e do ex-prefeito Zé Ailton Brasil. Pedro acusa o grupo de usar a máquina pública para vencer a eleição.

Com a repercussão da lista, Pedro Lobo tem repetido que Otonite, também, estaria inadimplente. Pedro controla as finanças do diretório cratense e garante não ter havido qualquer pagamento em nome da candidata opositora. Para tirar a história a limpo, promete recorrer ao diretório estadual. Pedro promete revelar os detalhes em coletiva de imprensa ainda esta semana.

Segundo informações, o estatuto do PT permite que filiados inadimplentes votem, mas que não podem ser votados. Edson e Dariomar não se manifestaram sobre a divulgação da lista que os torna inelegíveis.

Relacionadas:

Topo