
Na segunda passagem pela região do Cariri, em menos de 30 dias, o governador Elmano de Freitas (PT), subiu o tom com relação os atrasos das obras na região. O governador falou da retomada das obras e garantiu que fará todas as entregas ainda este ano. Entre as obras citadas por Elmano, destaque para a duplicação da CE-293, que liga Missão Velha à BR 116. A obra vem sofrendo paralizações desde de junho de 2023 e tem sido alvo de reclamações e críticas.
Elmano disse que exigirá prazos mais curtos para a conclusão das obras. “Na próxima semana estamos reunindo com a empresa; reunindo com a SOP (Superintendência de Obras Públicas) para estabelecer prazos de conclusão para esta obra que é muito esperada. E nós vamos cobras os prazos mais exíguos, mas rápidos para que ela seja entregue,” disse.
O discurso focado nas entregas é seguido por lideranças da base aliada. Questionado sobre o início das obras de requalificação do Canal do Rio Granjeiro, o ex-prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil (PT), disse que está alinhado ao Governo do Estado no pedido de explicações e possível notificação à empresa responsável pelo atraso na montagem do canteiro de obra. A ordem de serviço foi assinada por Elmano e Zé Ailton em setembro de 2024.
Na quarta-feira (26), Elmano cumpriu agenda em Aurora e Brejo Santo, onde entregou equipamentos e assinou ordem de serviço. Aurora recebeu um Centro de Educação Infantil (CEI). Em Brejo Santo, Elmano entregou mais um CEI e uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPI) e assinou ordem de serviço para a pavimentação da CE-496, que liga Brejo Santo a Abaiara. O investimento é de R$ 45 milhões, com financiamento de R$ 30 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O deputado estadual, Guilherme Landim (PSB), destacou a importância das entregas para o Cariri e agradeceu ao governador pelo compromisso com o desenvolvimento da região. “Agradeço ao governador Elmano de Freitas por olhar com atenção para Brejo Santo e todo o Cariri,” disse.
Ao lado da vice-governadora Jade Romero (MDB) e do secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana, o governador Elmano se reuniu com os prefeitos de Crato, André Barreto; Barbalha, Guilherme Saraiva; Jardim, Antônio Coutinho; e Nova Olinda, Leonardo Brito. A discussão com a base petista se deu em torno de demandas dos municípios.
A agenda de Elmano foi acompanhada ainda pelo deputado estadual, Davi Macedo (MDB), e pelos prefeitos de Aurora, Marcone Tavares (PT); Abaiara, Ângelo Furtado (PT); e Brejo Santo, Gislaine Landim (PSB).