Em 30 dias, óbitos pela covid-19 crescem 237% no Cariri; Crato e Juazeiro lideram índice

A região contabilizava 56 pessoas mortas em primeiro de junho. Em primeiro de julho, o total de mortes por coronavírus saltou para 189.

07/07/2020 | Madson Vagner | Cariri

A quantidade de óbitos em decorrência da covid-19, no Cariri, aumentou 237% em um mês. As mortes são acompanhadas pelo crescente número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas 29 cidades caririenses. A região contabilizava 56 pessoas mortas em primeiro de junho. Exatamente um mês depois, em primeiro de julho, o total de pessoas que perderam suas vidas para a doença saltou para 189.

Nesta segunda-feira (6), o registro de óbitos chegou a 227. As Secretarias de Saúde de Crato e Juazeiro do Norte atribuem o crescimento de óbitos a dois fatores. O primeiro estaria relacionado ao aumento da transmissão, que resulta nas infecções pela covid-19 na região. O segundo estaria ligado à desobediência às recomendações de distanciamento.

Apesar de a letalidade, em Crato, ter se mantido baixa durante o mês de junho, o Município tem, proporcionalmente, a maior elevação da região, saltando de 1 para 12 casos entre 1º de junho e 1º de julho, o que perfaz crescimento de 1.100%. Em números absolutos, Juazeiro do Norte é a que teve a maior quantidade de óbitos durante o período analisado, com acréscimo de 84 óbitos em 30 dias.

A principal preocupação, diante do crescimento de casos, reside na taxa de ocupação hospitalar: quanto mais rápido o novo coronavírus se espalha no Cariri, mais acelerada será a necessidade de novas unidades para tratamento dos pacientes.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Relacionadas:

Topo