e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Em Barbalha, Festa do Pau da Bandeira reúne políticos e mais 315 mil visitantes

No domingo (02), cerca de 315 mil festejaram a Festa do Pau da Bandeira em Barbalha. Religiosidade e cultura se misturaram a vários grupos políticos.

03/06/2019 | Madson Vagner

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha reuniu, segundo a organização, cerca de 315 mil pessoas na ruas da cidade nesse domingo, 02. A festa de cunho religioso e cultural acabou se transformado em um palco para as disputas e debates políticos.

Grupos ligados ao Governo do Estado e ao prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB), se revezaram em entrevistas desde as primeiras horas com a missa de bênção à festa. Entre os mais esperados ao evento, o governador Camilo Santana (PT) acabou se distanciando das polêmicas.

Camilo pediu apenas que todos rezem para que Santo Antônio proteja o Ceará. O pedido do governador deixou no ar as preocupações com a crise que passa o país e que deve atingir o Estado. Camilo anunciou para breve a construção do monumento de Santo Antônio e do museu da história da festa de Barbalha.

O deputado Fernando Santana (PT) ressaltou que o apoio do Estado vem no sentido de que “a festa do lazer é importante, mas a religiosa é mais importante”. Fernando destacou ainda que a festa é apartidária e a cada ano cresce. “O cortejo do Pau da Bandeira é uma expressão muito forte da festa. Mas, não esquecer que é uma festa religiosa e feita para reverenciar Santo Antônio,” disse.

O prefeito Argemiro Sampaio, disse ficar “otimista vendo tanta gente vindo de fora para reverenciar nosso padroeiro, nossa cultura e tradição”. Argemiro destacou ainda “as forças políticas do estado presentes à festa vendo o que Barbalha é capaz de realizar”.

O deputado federal José Guimarães, autor do projeto que levou ao reconhecimento da festa como patrimônio imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), disse que a festa faz parte do calendário religioso do Ceará, por abrir os festejos juninos do Nordeste.

Ainda durante a Festa Pau da Bandeira, estiveram presentes os deputados federais Pedro Bezerra (PTB), Idilvan Alencar (PDT) e Roberto Pessoa (PSDB); os deputados estaduais Guilherme Landim (PDT) e Nelinho Freitas (PSDB); os prefeitos de Crato, Zé Ailton Brasil (PP), e Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB); além de vereadores, prefeitos de outros municípios e centenas de lideranças políticas da região.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: