
Mobilizados pelo prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), os prefeitos de Crato, André Barreto (PT); Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos); Missão Velha, Dr. Lorim (PSB); e Potengi, Salviano Alencar; discutiram a criação e organização do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Região do Cariri (Citurc). O evento, realizado no sábado (02), no Complexo Ambiental Mirante do Caldas, teve ainda a presença de um representante de Nova Olinda.
A discussão colocou o Consórcio como instrumento de viabilização para ações conjuntas entre os municípios, promovendo a integração de roteiros turísticos, padronização de serviços, qualificação de receptivos, além da captação de recursos e a participação em eventos do setor. A ideia é ampliar a visibilidade do Cariri como destino de turismo religioso, cultural, natureza e de base comunitária.
Anfitrião, Guilherme disse que a ideia foi conjunta dos gestores, motivados pela preocupação com o desenvolvimento da região. Para ele, o turismo é apenas o início de uma discussão mais ampla sobre políticas a serem desenvolvidas em conjunto. “Todo mundo já ouviu a frase: nós temos um potencial muito grande. Mas, se você tem um potencial e não trabalha ele, não serve de nada,” avaliou. Guilherme disse ainda que a formalização do consórcio deve diminuir a burocracia enfrentada pelas prefeituras.
Glêdson avaliou o turismo como a maior vocação da região. Para ele, Juazeiro é uma cidade metrópole, mas não cresce sozinha. “Essa iniciativa de união de esforços pode fazer com que a gente consiga resultados expressivos para essa área tão importante,” disse. André Barreto avaliou a necessidade de trabalhar o potencial turístico da região. “Não tenho dúvidas que trabalhando de forma conjunta, nós vamos conseguir mais apoio do governo do estado e do governo federal,” disse.
O encontro decidiu pela formalização do Consórcio e entre as ideias para formação foi acatada o convite a empresários do ramo turístico para integrar a discussão, além de profissionais da área para tornar o órgão mais profissional. A expectativa é de aumento do turismo gerando mais empregos e renda nas cidades consorciadas.