e-Política
MadsonVagner
*PUBLICIDADE
Em Brasília, Camilo Santana cobra seriedade no debate sobre preço de combustíveis

Durante o encontro em Brasília, o governador Camilo Santana (PT) cobrou do Governo Federal uma discussão séria sobre a redução de tributos como o ICMS.

12/02/2020 | Madson Vagner

Os governadores do Brasil se reuniram nessa terça-feira, 11, com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Durante o encontro em Brasília, o governador Camilo Santana (PT) cobrou uma discussão séria sobre a redução de tributos (ICMS) que incidem sobre os combustíveis no Brasil.

Camilo disse que “o ministro se colocou à disposição para que ele possa fazer esse debate sincero, com serenidade, sem acirramento, pensando na população brasileira”. Guedes se comprometeu em levar as avaliações ao Planalto.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro desafiou os governadores a zerarem a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis a fim de reduzir o preço. “Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS.  Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito. Tá ok?”, disse o presidente.

A declaração foi recebida como provocação pelos estados. Caso o imposto fosse zerado, apenas o Ceará perderia cerca de R$ 2 bilhões. Desse total, 25% são repassados para municípios, quantia usada para custeio de serviços essenciais.

Diante da repercussão, os governadores publicaram carta conjunta pedindo retratação de Bolsonaro. O encontro de ontem, foi uma tentativa de apaziguar as relações entre Governo Federal e os governadores.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: