Ao fim do primeiro ano de gestão, o prefeito André Barreto (PT) fez mudanças em setores considerados de risco administrativo e que estiveram envolvidos em crises em 2025. André recorre a nomes que compõem a Câmara para a gestão de secretarias, órgãos e estatais do município.
No foco das novas nomeações, a Sociedade Anônima de Águas e Esgotos do Crato (Saaec), o Fundo de Previdência do Município do Crato (PreviCrato), a Secretaria de Meio Ambiente e a Iluminação Pública ganharam novas coordenações e presidências. A Iluminação Pública se destaca por ser alvo de críticas recentes, voltadas à falta de iluminação nas ruas e cobranças por ausência de iluminação natalina. Para a coordenação, André nomeou o vereador Jader dos Irmãos (DC).
Em reunião no seu gabinete, quinta-feira (18), André também definiu o novo presidente da Saaec. O vereador Alex Saraiva (PSB) assumirá a estatal, no lugar do engenheiro Rildo Feitosa, exonerado em novembro. Alex pede licença da Câmara, com o desafio de fazer uma gestão compartilhada com a Ambiental Crato (Aegea), foco da crise que derrubou Rildo.
Para a gestão da Previcrato, o prefeito André nomeará Pedro Maia, ex-presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA). Pedro substitui o suplente de vereador Felipe Antero (DC), que assume cadeira na Câmara, no lugar de Júnior Tavares (DC). Já Júnior Tavares, deve assumir a secretaria de Meio Ambiente, como secretário adjunto.
Além de Felipe Antero, assumem cadeiras na Câmara os suplentes Galego da Batateira (PSB), no lugar de Alex Saraiva, e Carneirinho de João Carneiro (DC), no lugar de Jader dos Irmãos. Ainda sem confirmação oficial, é esperada a nomeação do vereador Marquim do Povão (Agir), ou um nome do PSB, para assumir a Secretaria de Esportes, hoje ocupada por Eldiene Pinheiro.


