
O governador Camilo Santana (PT) inaugurou nessa terça-feira, 08, a Casa da Mulher Cearense em Juazeiro do Norte. Simbólica, a data comemora o Dia Internacional da Mulher e dá início a uma série de obras com o mesmo objetivo nas regiões do estado. Beneficiando 29 municípios, a Casa prestará assessoria e abrigo as mulheres atingidas pela violência doméstica e de gênero.
A Casa homenageia Arlete de Souza Negrão, vítima da violência e que dá nome ao equipamento, e a militante social Evivanda Medeiros que dá nome ao auditório. Camilo destacou a atuação de Erivanda na luta pela igualdade de gênero na região do Cariri. O governador chegou a militar com Erivanda.

Camilo esteva acompanhado por secretários de Estado e municipais, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e lideranças políticas e sociais da região. Personalidades como a primeira-dama, Onélia Santana, e a secretária de Proteção Social, Socorro França, usaram a palavra para enaltecer a lutas das mulheres por igualdade e a importância do equipamento.
A Casa será coordenada pela militante e ex-vereadora cratense, Mara Guedes, que agradeceu a iniciativa do Governo do Estado e agradeceu pela confiança. Para Mara, o equipamento é um grande passo para vencer a violência de gênero no Cariri.
Presente ao evento, o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra (Podemos), destacou a importância do momento para a luta contra a violência contra as mulheres e agradeceu ao governador Camilo Santana pelas muitas obras destinadas ao município.
A Casa Abrigo, destinada a mulheres em situação de violência, é a primeira do Estado e fornecerá proteção e atendimento humanizado, encaminhando denúncias. A implantação prioritária no Cariri se justifica pelos números disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.
O número de pessoas do gênero feminino, vítimas de violência registrada na lei Maria da Penha no Ceará, em 2021, foi de 2.674 somente na região do Cariri. Isso representa o maior número do interior do Estado, ficando atrás apenas de Fortaleza e região metropolitana.