Em Santana do Cariri, áudio sugere manobra para cassar prefeito Pedro Henrique

A articulação para derrubar o prefeito Pedro Henrique foi revelada em gravação, possivelmente, de uma conversa entre o vereador Joaquim Teles e servidores da Prefeitura.

18/02/2020 | Madson Vagner | Cariri

Depois do abandono da sessão da Câmara de Santana do Cariri, os vereadores da base do prefeito Pedro Henrique, agora podem abandonar o gestor. A articulação para derrubar o prefeito foi revelada em uma gravação, possivelmente, de uma conversa entre o vereador Joaquim Teles e servidores da Prefeitura.

O vereador argumenta que não pode deixar a base por não ter mais votos na oposição. Ele assume o pensamento de cassar o prefeito para a vice, Bibiana Sampaio, assumir e diminuir a tensão, hoje, existente. A queda seria por meio de instalação de uma Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) das licitações dos transportes e do lixo.

O vereador chega a apontar o mês de março como limite para o afastamento. A instalação da CPI já estaria garantida e a cassação dependeria de apenas mais dois votos. A autoria da conversa presente no áudio não é confirmada pelo vereador Joaquim Teles.

No dia 13, a crise do governo Pedro Henrique chegou ao seu ápice. Os seis vereadores da base do prefeito abandonaram o plenário e a sessão acabou suspensa por falta de quórum. A motivação para a retirada veio dos discursos dos vereadores Arclebio Dias, líder do prefeito, e Joaquim Teles, que provavelmente aparece na gravação.

Arclebio bateu boca com um popular que estava na galeria, sugerindo que ele reclamava porque não estava “recebendo”; e o vereador Joaquim Teles classificou os presentes de “palhaços” e disse estar garantido na eleição por ter família, cabos eleitorais e dinheiro.

A tensão deve aumentar, a população promete continuar lotando as sessões para cobrar ações da Câmara para as crises na educação e saúde, que continuam sem resposta. A base estaria sem argumento para fazer a defesa do prefeito.

Ouça o áudio na integra:

Relacionadas:

Topo