
Em Assaré, tudo indica que a disputa eleitoral do próximo ano será uma reedição da eleição de 2016, quando concorreram o atual prefeito Evanderto Almeida (PSD) e o ex-prefeito Samuel Freire (PT). Evanderto garante que vai a reeleição e Samuel está a pleno vapor para se credenciar dentro do PT; conta com apoio importantes.
Os dois potenciais candidatos, mais bem avaliados por lideranças e pela população, o secretário executivo da Secretaria de Turismo do Estado e suplente de deputado estadual, Anderson Palácio, e o empresário Libório têm descartado a entrada na disputa. Anderson está no PPS e Libório assumiu recentemente a presidência do PDT no município.
Em Farias Brito, quem comemora é o prefeito Zé Maria e, claro, sua pequena base. É que, até agora, o ex-prefeito Vandevelder Freitas não conseguiu reverter sua situação junto a Tribunais de Contas. Ele é um dos gestores com contas reprovadas e que consta na lista do Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
O ex-prefeito Vandevelder corre contra o tempo para ter sua situação regularizada para participar da disputa, mas sua situação é bem difícil. Na cidade há quem aposte que sua pré-candidatura é para proteger seu verdadeiro candidato. Há quem aposte em um nome novo, motivado pelo desgaste do atual prefeito Zé Maria.