Ex-prefeito de Granjeiro é condenado por crime de responsabilidade; ação é do MP

A decisão da Vara Única de Caririaçu, atende a uma ação do Ministério Público do Estado, sobre omissão de informações referentes a sua gestão.

20/08/2021 | Madson Vagner | Cariri

O ex-prefeito de Granjeiro, Raimundo Duclieux, conhecido como Dr. Gudy, foi condenado a um ano de detenção e pagamento de multa de R$ 1 mil reais. A decisão da Vara Única de Caririaçu, atende a uma ação do Ministério Público do Estado, sobre omissão de informações referentes a sua gestão entre os meses de maio e novembro de 2015. Gudy governou o município de 2012 a 2016.

Segundo a ação do Ministério Público, o ex-prefeito deixou de responder a ofícios omitindo “dados indispensáveis à propositura de ações civis públicas”. Na sentença, a justiça avalia que “as circunstâncias da prática delitiva revelavam gravidade exacerbada, pois foram plurais as requisições não cumpridas”. Gudy foi condenado por crime de responsabilidade, mas deve responder em liberdade. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.

Através de sua defesa, Gudy admitiu ter sido cientificado das notificações, mas que havia estabelecido rotina de trabalho na qual delegava as respostas para seu corpo de secretários e a Procuradoria-Geral do Município. Ministério Público e Justiça não aceitaram os argumentos. Rebateram que “mesmo cientificado que a ausência de resposta configuraria crime, não se certificava se havia o efetivo cumprimento das ordens”.

Relacionadas:

Topo