Ex-prefeito Dr. Santana defende plebiscito para mudança do nome de Juazeiro

Dr. Santana lembra que a discussão tem acontecido apenas na imprensa e avalia que é um tema de interesse de Juazeiro.

19/10/2023 | Madson Vagner | Ceará

O deputado estadual De Assis Diniz (PT) surpreendeu os juazeirenses ao propor na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a mudança do nome de Juazeiro do Norte. O decreto legislativo, que autoriza a realização de uma consulta popular, através de um Plebiscito, foi protocolado e lido no Plenário da Casa, na terça-feira (10). O Plebiscito perguntará sobre a mudança do nome de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero.

Autor de proposta semelhante em 2017, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Manoel Santana (PT) disse que os projetos esbarram no comando da Assembleia e destaca que nunca recebeu resposta da Mesa Diretora da Alece sobre seu projeto. Dr. Santana lembra que a discussão tem acontecido apenas na imprensa e avalia que é um tema de interesse de Juazeiro. “Tem que tomar uma providência sobre isso. Nunca foi encerrado o debate e é preciso fazer o Plebiscito para colocar um ponto final na questão,” disse.

A proposta não é nova. A discussão sobre a mudança foi iniciada ainda na década de 1980, na Câmara de Juazeiro com o então vereador João Barbosa. A proposta esbarrou na limitação jurídica da Câmara. A propositura teria que ser de iniciativa da Alece.

O mesmo debate foi pontuado pelo ex-deputado estadual, hoje vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio (PSB), em 2001. Nenhuma das tentativas chegou a ser encaminhada pela Mesa Diretora da Alece. Outras tentativas aconteceram com ex-deputado estadual Heitor Ferrer e com a Organização Não Governamental (ONG) Anjos Solidários, em 2010.

A atual proposta do deputado De Assis espera que a Mesa paute a votação em Plenário e, se aprovada, seguirá para consulta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) responsável por encaminhar o Plebiscito. A consulta pode ser feita junto a uma eleição oficial.

Relacionadas:

Topo