Federação PT, PV e PCdoB iniciam discussão para sucessão em Crato e Juazeiro

Após debates internos, PCdoB e PV querem ampliar as discussões para a federação com a presença do PT, ainda em novembro e dezembro.

09/11/2023 | Madson Vagner | Cariri

Os partidos que compõem a federação “Brasil da Esperança”, composta por PT, PCdoB e PV, em Crato e Juazeiro do Norte, iniciaram a discussão sobre a sucessão eleitoral nos municípios. Após a realização de debates internos, PCdoB e PV querem ampliar as discussões para a federação com a presença do PT, ainda nos meses de novembro e dezembro.

Em Juazeiro, os partidos planejam uma reunião para alinhar questões como chapa proporcional e composições para majoritária. Para o presidente do PV de Juazeiro, Tarso Araújo, é preciso ampliar a discussão, inclusive, com os outros partidos da base aliada dos governos Elmano e Lula. Tarso avalia que no cenário de oposição, o candidato poderá vir de fora da federação desde que tenha viabilidade.

Liderança do PT no Ceará, o deputado federal José Guimarães, tem defendido de forma intransigente que, em Juazeiro, o nome venha do PT. Eleita no dia 24 de outubro, a nova direção do PCdoB, presidida pelo jovem Arthur Brito, assumiu com o discurso de não aceitar imposições. O mesmo discurso é defendido pelo PV, que acredita que a situação será resolvida com o debate entre os três partidos.

Com um cenário diferente, no Crato a federação tem defendido que o nome seja indicado pelo PT. O presidente do PCdoB, Samuel Siebra, anunciou no sábado (04), uma “rodada de conversas” com as pré-candidaturas vindas do chamado campo progressista. Nomes como o vereador Pedro Lobo (PT); o secretário especial, Rondinelle Brasil (PT); a secretária de Educação do Ceará, Eliane Estrela (sem partido); e o vice-prefeito, André Barreto (sem partido), estão sendo convocados.

Em Crato, o PV tem defendido que o nome venha do PT e que seja indicado pela cúpula governista – governador Elmano, ministro Camilo e o deputado federal José Guimarães – com a participação decisiva do prefeito Zé Ailton Brasil (PT).

Para ambos cenários, há uma defesa de PV e PCdoB de que a escolha siga critérios como pesquisa e viabilidade política.

Relacionadas:

Topo