Festa de Barbalha abre debate sobre sucessão 2024

Com cerca de 250 mil pessoas, a Festa do Pau da Bandeira se tornou uma grande caixa de ressonância para as discussões políticas do Estado e do Cariri.

05/06/2023 | Madson Vagner | Cariri

A Missa da Benção da Bandeira, na Igreja Matriz, e o Cortejo do Pau da Bandeira, que abriram a Festa de Santo Antônio em Barbalha, reuniram dezenas de políticos e lideranças da região do Cariri e do Estado no domingo (04). Os dois momentos acabaram surpreendidos pela ausência do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador Elmano de Freitas (PT), que estavam na cidade.

Com cerca de 250 mil pessoas, a Festa do Pau da Bandeira se torna, a cada ano, uma grande caixa de ressonância para as discussões políticas do Estado e da região. Entre os principais debates deste ano, a sucessão de Juazeiro do Norte, maior cidade da região.

Em entrevistas, o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira, disse que o partido pretende ter candidatura própria a prefeito de Juazeiro do Norte, e destacou que o Município precisa de um governante jovem. Eunício aproveitou a oportunidade e garantiu que o deputado estadual Davi de Raimundão só não será candidato se não quiser.

Outro que anunciou candidatura própria foi o presidente do PT de Juazeiro, Ricardo Lima, segundo resolução do diretório municipal em reunião no último dia 02. Ricardo destacou que o partido tem cinco pré-candidatos, mas a definição virá apenas em 2014.

Aniversário

Camilo e Elmano permaneceram na casa do ministro, no Sítio do Caldas, desde a noite do sábado (03). Na ocasião, Camilo recebeu amigos e correligionários para comemorar seu aniversário. Além de Elmano, estiveram presentes, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), e o vice-presidente, Fernando Santana (PT); os prefeitos de Barbalha, Guilherme Saraiva; do Crato, Zé Ailton Brasil (PT); o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio (PSD), e outras lideranças.

Chamou a atenção na festa de aniversário, a presença dos quatro principais nomes da base do governista para a disputa ao Senado em 2024: o senador Cid Gomes (PDT), provável candidato a reeleição; o presidente do Republicanos, Chiquinho Feitosa; e os deputados federais Eunício Oliveira (MDB) e José Guimarães (PT).

Relacionadas:

Topo