Governador Elmano deve iniciar articulação para reeleição pelo Cariri

O governador Elmano começa a receber os prefeitos em fevereiro. A expectativa é que comece com os novos gestores do Cariri.

08/01/2025 | Madson Vagner | Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) tem reafirmado que deve iniciar as articulações políticas com vistas a sua reeleição em 2026. A região do Cariri deve estar entre as prioridades de Elmano para o início dos debates. De passagem pela região, dia 26 de dezembro, Elmano deixou clara a posição, usando como exemplo as mudanças no secretariado que visou contemplar os diversos grupos políticos que estão na sua base.

Na nova configuração do Governo, o Cariri está contemplado com a indicação do deputado estadual Fernando Santana (PT) para a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), responsável por um orçamento próximo dos R$ 5 bilhões. A ascensão do suplente de deputado estadual, Pedro Lobo (PT), para o exercício do cargo, também, contemplou o Cariri.

Oficialmente, Elmano iniciará uma série reuniões com os prefeitos do Ceará em fevereiro. A ideia é rever demandas administrativas e políticas. Durante a assinatura da ordem de serviço para a nova fase do saneamento em 17 municípios, sexta-feira (03), Elmano reafirmou a vontade de receber todos os prefeitos. Avaliou que a eleição acabou e que deseja conversar com todas as forças políticas do estado.

Durante o evento em Fortaleza, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), se reuniu com o secretário de articulação política, Nelson Martins, que garantiu uma agenda política com Elmano no início de fevereiro. Glêdson disse que tem disposição de conversar, principalmente, sobre as questões importantes para Juazeiro.

Apesar da previsão da agenda com os prefeitos para fevereiro, fontes do governo, como o deputado Pedro Lobo, garantem que algumas reuniões devem ser adiantadas para a próxima semana. A expectativa é que o governador comece recebendo os novos gestores do Cariri. Pedro Lobo acredita que não haverá uma ordem estabelecida por partidos; os gestores devem ser convidados de forma aleatória.

No Cariri, a articulação deve ser feita pelo deputado Fernando Santana, sob orientação do ministro Camilo Santana (PT) e do deputado federal, José Guimarães. Camilo esteve em Barbalha durante as festividades do fim de ano; mas não fez articulações política. A expectativa é que comece, também, na próxima semana o trabalho para fortalecer Elmano na região.

Relacionadas:

Topo