Governador Elmano quer definir orçamento do Estado ouvindo a população do Cariri

Em desembarque em Juazeiro, com destino à Jati, o governador Elmano de Freitas anunciou encontros regionais para discutir o orçamento do Estado.

30/05/2023 | Madson Vagner | Ceará

Em passagem pela região do Cariri, no sábado (27), o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou a aliados que vai iniciar uma série de encontros regionais para discutir o orçamento do Estado ouvindo a população. O modelo, definido por Elmano como Orçamento Participativo, estão sendo denominadas por aliados como Governo Itinerante. A ideia é que todo o estafe do governo esteja presente nas plenárias.

O primeiro Governo Itinerante regional está agendado previamente para o dia 12 de julho, em Crato. Sem anunciar novos recursos aos municípios desde que assumiu o Governo, em janeiro deste ano, Elmano tem repetido que deseja ouvir a população por todo o estado para preparar as ações do seu governo. A grande maioria das obras em andamento no Estado são herança do governo Camilo Santana, tocadas pelo governo de transição de Izolda Cela (PDT).

Ao lado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador acompanhou uma inspeção técnica na Estação de Bombeamento (EBI3), em Jati, onde estão sendo executadas obras para a retomada do bombeamento. A barragem é o ponto de partida para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e a estrutura integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Elmano disse que a obra está com recursos garantidos pelo governo Lula para a recuperação da barragem e destacou a importância para o Ceará e o Cariri. O governador agradeceu ainda a disponibilidade de recursos para a conclusão do Cinturão das Águas anunciados pelo Governo Federal. “Tenho certeza que isso é importante para toda a cidade, para a região; e o mais importante para nós é a segurança hídrica do Estado do Ceará”, disse.

O ministro Waldez Góes, confirmou a destinação dos recursos para a recuperação da barragem de Jati e a manutenção dos investimentos para o Cinturão das Águas do Ceará. “O próprio presidente Lula, agora em julho, vai anunciar o novo plano de investimentos para o Brasil, onde segurança hídrica é prioridade”, disse.

Waldez ressaltou que outras obras serão anunciadas por Lula para o Ceará. A relação dos novos investimentos para o estado, em parceria com Governo Federal devem atender as demandas reivindicadas nos encontros com lideranças e população, que iniciarão pelo Cariri.

O governador Elmano, o ministro Waldez Góes e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), desembarcaram no Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, onde foram recepcionados pelo deputado federal Yury do Paredão (PL) e o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, além de vereadores e outras lideranças locais. Giovanni e Yury compuseram a comitiva seguiu até Jati.

Em Jati, a comitiva foi recepcionada pelo deputado estadual, Guilherme Landim (PDT), e os prefeitos Jati, Mônica Mariano (PSD); Milagres, Cícero Figueiredo; e Brejo Santo, Gislaine Landim (PDT). Após a visita a barragem, Elmano acompanhou Waldez até o município de Salgueiro, em Pernambuco, onde foram vistoriadas obras, também, da Transposição.

Nas redes sociais, Elmano disse que “garantir água para consumo humano e para o agricultor na produção de alimentos é prioridade do presidente Lula no Ceará e em todo o Nordeste”.

(Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo