Investigado pela PF, Guimarães deve ser isolado pelo governo Lula

Guimarães aparece na investigação da Polícia Federal (PF), com participação ativa no caso dos possíveis desvios de emendas Pix.

06/03/2025 | Madson Vagner | Brasília

O deputado federal, José Guimarães, ainda líder do governo Lula na Câmara, teve sua indicação para a Secretaria de Relações Institucionais adiada. Guimarães aparece na investigação da Polícia Federal (PF), com participação ativa no caso dos possíveis desvios de emendas Pix. O caso virou um escândalo nacional.

Áudios obtidos pela PF mostram políticos e empresário discutindo – segundo interpretação da PF – o desvio de emendas de comissão encaminhadas por Guimarães para a área da saúde do município de Choró, no Ceará. Guimarães teria usado o prestígio do cargo de líder do governo Lula para viabilizar a liberação.

Segundo a Revista Piauí, as conversas foram encontradas no celular de Carlos Alberto Queiroz Pereira, o Bebeto Queiroz (PSB), prefeito eleito de Choró que está foragido e foi impedido de tomar posse no dia 1º de janeiro. Bebeto é acusado de liderar uma rede que direcionava recursos públicos para compra de votos.

Segundo informações do Jornal O Globo, Guimarães deve perder ainda a liderança do governo na Câmara, também, motivado pela investigação. Fontes próximas ao Palácio do Planalto, em Brasília, afirmam que o presidente Lula recebeu um relatório da investigação com informações contundentes sobre a participação de Guimarães no esquema.

Relacionadas:

Topo