O promotor de Justiça Herbet Gonçalves Santos está entre os nomes apontados para a lista tríplice dos candidatos para ocupar o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ceará, para o biênio 2026/2027. A votação aconteceu na sexta-feira (05), e colocou o promotor juazeirense como o segundo colocado com 204 votos. Herbert ficou atrás do procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho, que obteve 307 votos; e na frente do procurador de Justiça Luciano Percicotti Santana, que teve 77 votos.
A decisão será do governador Elmano de Freitas (PT) e, caso seja escolhido, será a primeira vez que um juazeirense ocupa o maior posto de gestão do órgão no Ceará. Em sua campanha, Herbet Santos priorizou a repressão qualificada às facções, com destaque para a criação dos GAECOS Norte (Sobral) e Sul (Juazeiro do Norte), fortalecendo os trabalhos investigativos e interiorizando o combate ao crime organizado.
Em uma publicação nas redes sociais, Herbet agradeceu o apoio dos colegas do MP e disse que aguarda a decisão do governador. “Encerrada a etapa eleitoral, aguardamos a escolha do excelentíssimo governador Elmano de Freitas, autoridade legitimada constitucionalmente para conduzir este momento decisivo”, disse.
Trajetória profissional
Herbet Gonçalves Santos possui mais de 16 anos de serviço público, dos quais 11 dedicados ao Ministério Público. Já atuou como defensor público no Ceará e procurador no Amapá. Atualmente, é membro lotado na Promotoria de Combate ao Crime Organizado (PCOC), com atuação na Vara de Delitos de Organizações Criminosas (VDOC), na Comarca de Fortaleza. Também é integrante o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão do Ministério da Justiça.


