e-Política
MadsonVagner
Ministério Público pede a cassação dos diplomas de 10 deputados eleitos no Ceará

O Ministério Público Eleitoral está pedindo a cassação dos diplomas de 10 deputados eleitos no Ceará este ano. São 37 ações ajuizadas contra os candidatos eleitos e vários outros derrotados, mas que podem perder o direito de disputar nas próximas eleições. Os crimes denunciados vão desde abuso de poder, passando por gastos irregulares, captação ilícita […]

19/12/2018 | Madson Vagner

O Ministério Público Eleitoral está pedindo a cassação dos diplomas de 10 deputados eleitos no Ceará este ano. São 37 ações ajuizadas contra os candidatos eleitos e vários outros derrotados, mas que podem perder o direito de disputar nas próximas eleições.

Os crimes denunciados vão desde abuso de poder, passando por gastos irregulares, captação ilícita de votos, até uso da máquina e de servidores públicos. As condenações vão de pagamento de multas a inelegibilidade por 8 anos.

Entre os acionados pelo MP Eleitoral, nomes bem conhecidos como os deputados estaduais André Fernandes, Aderlânia Noronha, Danniel Oliveira, Leonardo Araújo, Sérgio Aguiar e Tin Gomes. Entre os federais Eduardo Bismarck, Geneciais Noronha e Idilvan Alencar.

O governador Camilo Santana é citado em duas das ações, por abuso de poder político e por conduta vedada a agente público. Elas estão relacionadas ao uso do cargo de governador para permitir que correligionários, que disputavam cargo de deputado estadual ou federal, o acompanhassem em solenidades institucionais.

Na mesma situação de Camilo, estão a vice-governadora, Izolda Cela, e diversos prefeitos, vice-prefeitos, gestores de órgãos públicos, secretários, vereadores, servidores públicos e mais pastores evangélicos, vigários paroquiais e até cantores gospel.

O Tribunal Regional Eleitoral julga as denúncias encaminhadas pelo Ministério Público. É bom lembrar que todos os eleitos, citados nas denúncias, serão diplomados na cerimônia de hoje no Centro de Eventos do Ceará.

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: