MP pede investigação de possível manipulação de resultado no campeonato cearense

O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor solicitou às promotorias de Crato, Barbalha e Caucaia a abertura de investigações sobre denúncias de manipulação de resultados.

21/01/2022 | Madson Vagner | Ceará

Áudios vazados de um grupo de Whatsap, integrado pelos dirigentes do Crato Esporte Clube, sugerindo manipulação de resultados em jogos dos campeonatos cearense e brasileiro, motivou um pedido de investigação do Ministério Público do Ceará.

Nessa quinta-feira, 20, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) solicitou às promotorias de Crato, Barbalha e Caucaia a abertura de investigações sobre as denúncias (áudios) viralizadas nas redes sociais. O pedido para instauração de inquérito, junto às secretarias executivas das promotorias é do coordenador do Nudtor, Edvando França.

Em ofício, o promotor pede uma investigação sobre possíveis manipulações de resultados de jogos, em partidas válidas pelo Campeonato Cearense e pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, em 2022 e 2021. Se instaurado, o procedimento terá caráter sigiloso.

Depois de receber a solicitação as promotorias de Crato, Barbalha e Caucaia, avaliam o pedido e as provas da denúncia para decidir pela abertura ou não da investigação e possível instauração de inquérito policial para apurar as supostas condutas criminosas dos envolvidos.

Entre os alvos da denúncia estão, o jogo realizado no dia 18 de janeiro, entre Caucaia e Crato, pelo campeonato cearense; as partidas pela Série D do Campeonato Brasileiro, envolvendo o Caucaia; e a participação do Barbalha no cearense de 2021.

Segundo Edvando França, o Ministério Público está adotando todas as medidas administrativas e/ou penais visando responsabilizar os envolvidos em crimes que vão de simples fraudes até formação de quadrilha. O Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE), também, deflagrou procedimentos para apurar as responsabilidades de eventual participação de diretores dos clubes.

Relacionadas:

Topo