
A Prefeitura de Salitre recebeu no dia 22, solicitação do Ministério Público Federal (MPF) sobre a aplicação de duas emendas parlamentares destinadas pelo senador Eduardo Girão (Novo), em 2023. O MPF apura denúncia feita pelo próprio parlamentar, que suspeita de desvio de finalidade dos recursos, totalizando R$ 600 mil.
Segundo a Prefeitura, uma das emendas, no valor de R$ 300 mil, foi destinada a compra de equipamentos para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); mas, os valores foram transferidos para uma conta municipal diversa da prevista. Os recursos foram liberados em junho de 2024, na gestão do ex-prefeito Dodó de Neoclides (PSB).
O procurador do Município, Luciano Veloso, afirmou que as investigações estão em curso. “Recebemos contato do gabinete do senador Girão, também do Ministério Público Federal, e, por ordem do prefeito (Rondilson Ribeiro), instauramos uma comissão para avaliar o caso”, disse. A Prefeitura instaurou comissão para apurar outros casos, também, sob suspeita de desvios.
Eduardo Girão oficiou a própria Prefeitura de Salitre, a Procuradoria-Geral da República, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Ceará, solicitando apurações cabíveis.