
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Sebrae Ceará firmaram parceria para fortalecer a economia regional, com ênfase nos pequenos negócios. O convênio para viabilizar o projeto Cidades e Territórios Empreendedores foi assinado no dia 18, no estande do Sebrae, na Expocrato. O projeto contará com investimento de R$ 2 milhões, financiados pelo Governo do Ceará e Sebrae.
Entre as ações, estão previstas a realização de encontros do Fórum de Desenvolvimento, que reúne agências de desenvolvimento regional, com o intuito de aprimorar o ambiente de negócios de cada localidade. “A ideia é ouvir os municípios cearenses, seguindo as orientações do governador Elmano de Freitas, de trabalhar pela interiorização e olhar a fundo as necessidades de cada uma das localidades”, explicou o presidente da Adece, Danilo Serpa.
Na cerimônia, o diretor de Negócios da Adece, Rafael Branco, destaca que a integração e o esforço coletivo é um dos pilares do projeto. “Vamos compartilhar conhecimento sobre o território cearense, mobilizar, integrar e preparar instituições e lideranças locais do setor público, iniciativa privada e do terceiro setor, para criar, formular e implantar ações que promovam o desenvolvimento econômico regional sustentável”, disse.
Para o diretor-técnico do Sebrae, Alci Porto, as pequenas empresas precisam ser entendidas como os principais instrumentos de desenvolvimento dos municípios, devido à sua expressiva geração de empregos. “A Adece se aproximou do Sebrae, entendendo a proposta do Cidades Empreendedoras e percebendo que tem tudo a ver com seu papel. Ela tem o mesmo propósito de interagir com os territórios e de entender que os pequenos negócios fazem parte do desenvolvimento do estado”, destacou.