Na sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa do Ceará, da quinta-feira (20), foi aprovado o projeto de indicação n° 114/2020, de autoria do deputado Nelinho Freitas (PSDB), que autoriza o Poder Executivo estadual celebrar convênios com hospitais universitários e clínicas veterinárias para tratamento de animais em situação de abandono no Ceará.
O projeto considera as dificuldades socioeconômicas da população, avaliando necessário que o poder público estabeleça um amplo sistema de atendimento à saúde e bem-estar animal. A ideia é estancar o sofrimento de milhares de animais e confortar a população carente de assistência médica veterinária para seus animais de estimação, principalmente aqueles em situação de abandono que estão sob cuidados de protetores de animais e ONG’s.
De acordo com o deputado “a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal e ao meio ambiente equilibrado”. O aumento da população de animais domésticos nas residências cresce, milhares de famílias carentes presenciam o sofrimento de seus cães ou gatos doentes, que necessitam de diagnósticos, medicamentos ou cirurgias sem poder propiciar um tratamento que cure ou minimize o sofrimento do animal.
(Assessoria de imprensa).