e-Política
MadsonVagner
Nelinho Freitas aprova homenagem ao idealizador do Capacete Elmo; moção honrosa

Por sugestão do deputado estadual Nelinho Freitas, a Assembleia Legislativa aprovou uma moção honrosa ao idealizador do Capacete Elmo, Marcelo Alcântara.

14/05/2021 | Madson Vagner

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara, recebeu moção honrosa da Assembleia Legislativa atendendo sugestão do deputado estadual Nelinho Freitas. Marcelo foi o idealizador do Capacete Elmo, um mecanismo não-invasivo para tratar pacientes com insuficiência respiratória devido a complicações da Covid-19. Ao propor o requerimento, o parlamentar destacou os inúmeros benefícios do equipamento criado por Marcelo Alcântara.

O dispositivo pode evitar a intubação de pacientes em 60% dos casos, conforme demonstraram estudos clínicos e, além disso, ser reutilizado numa tecnologia de baixo custo em comparação a outros recursos, como os ventiladores mecânicos. Nelinho também citou a proteção maior aos profissionais da área de saúde. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o capacete Elmo já beneficiou quase 2 mil pacientes no Ceará e diversos outros em diferentes estados.

Segundo o deputado Nelinho, a moção honrosa foi extensiva aos pesquisadores e demais envolvidos no projeto, composto ainda pela Secretaria da Saúde, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Senai, e ainda Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza da Fundação Edson Queiroz.

(Assessoria de imprensa).

*PUBLICIDADE
*PUBLICIDADE
Especial/Reportagem

Livro

Leia Também: