
As recentes movimentações de militantes, filiados e lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) na região do Cariri, apontam para uma disputa entre as principais correntes do partido para o Processo de Eleição Direta (PED) no Ceará. A disputa acontece entre o Campo Democrático, liderado pelo deputado federal José Guimarães; Campo de Esquerda, ligado à deputada federal Luizianne Lins; e Campo Popular, liderado por militantes próximos ao ministro da Educação, Camilo Santana.
No Cariri, a disputa é feita com mais intensidade entre os campos Democrático e Popular. Dos três maiores municípios da região, apenas Barbalha avança na construção de um consenso para a indicação dos membros do diretório e da presidência. Maior liderança do partido no município, o prefeito Guilherme Saraiva disse que há avanços na discussão que deve levar ao consenso.
Entre a sexta-feira (25) e o sábado (26), Guimarães comandou quatro encontros de preparação para o PED no Cariri. O deputado percorreu os municípios de Mauriti, dia 25; Salitre, Araripe e Barbalha, no dia 25, principais bases do seu campo. “Vamos mobilizar o Cariri todo para dar uma grande votação na eleição interna do PT,” disse Guimarães, reafirmando sua disposição para disputar uma vaga ao Senado.
Em Crato e Juazeiro do Norte, a expectativa é de disputa. Apesar da expectativa, Guimarães ainda acredita no consenso em Juazeiro. “Vamos tentar unificar o PT para ter uma nova direção municipal em Juazeiro do Norte. Tenho dialogado com Fernando; ele vai comandar com o Ricardo, esse processo até o dia 2,” disse.
Nomes como a ex-deputada estadual, Iris Tavares (Campo de Esquerda), o atual presidente Ricardo Lima (Campos Democrático) e o militante Rafael Silva (Campo Popular), estão na disputa em Juazeiro. O andamento para a formação das chapas está avançado e as visitas aos filiados já iniciou.
No Crato, a disputa é entre o ex-prefeito Zé Ailton Brasil (Campo Popular) e o ex-vereador Pedro Lobo (Campo Democrático). Segundo fontes ligadas ao Campo Democrático, há uma tentativa de consenso, mas sem avanço. O grupo ligado ao ex-vereador Amadeu de Freitas, historicamente ligado ao Campo de Esquerda, deve apoiar o Campo Popular.
Os campos Popular e de Esquerda não anunciaram eventos de preparação para o PED no Cariri. Já o Campo Democrático promete novos encontros na região para breve.