No Cariri, Lula anuncia candidatura à reeleição e investimentos para Transnordestina

“Vou fazer 80 anos, se tiver com a saúde e a disposição que eu estou hoje, pode ter certeza que eu serei candidato outra vez”, disse Lula.

21/07/2025 | Madson Vagner | Brasil

Em sua segunda passagem pela região do Cariri em 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no município de Missão Velha, na sexta-feira (18), onde visitou um dos trechos finalizados da Ferrovia Transnordestina no Ceará. O presidente assinou a liberação de R$ 1,4 bilhão para continuação das obras, com recursos provenientes do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

A bordo de uma locomotiva, Lula chegou acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana (PT); Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do governador Elmano de Freitas; e do deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara. Em tom político, Lula criticou o grupo bolsonarista, chamando-os de “bandos de malucos”.

O discurso aconteceu no mesmo dia da operação da Polícia Federal (PF) em endereços do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que culminou com decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, para medidas restritivas como uso de tornozeleira eletrônica. Lula disse ainda que deve ser candidato a reeleição, caso tenha saúde e disposição. “Vou fazer 80 anos, se tiver com a saúde e a disposição que eu estou hoje, pode ter certeza que eu serei candidato outra vez”, disse.

Sobre os recursos, Lula explicou que, como presidente, precisa escolher “onde colocar o dinheiro” do Orçamento Federal e reforçou o compromisso de reduzir as desigualdades no Brasil. “Estou muito orgulhoso de estar aqui, de ter andado de trem, mas eu quero andar de trem até o Pecém. Não faltará dinheiro para concluir a Transnordestina”, concluiu.

Após o evento, o presidente Lula embarcou no aeroporto regional Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte, com destino à Brasília.

Relacionadas:

Topo