
Apontado como um dos nomes para a disputa ao Governo do Estado pela oposição no Ceará, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou dos festejos do Pau da Bandeira de Santo Antônio, no sábado (31) e domingo (1º). Durante entrevistas, Roberto Cláudio deixou claro que seu desafio é unificar o palanque das oposições contra a reeleição do governador Elma no de Freitas (PT), em 2026.
No sábado, o ex-prefeito de Fortaleza se reuniu com lideranças locais e estaduais em Juazeiro do Norte, onde assumiu a condição de pré-candidato ao governo. Roberto Cláudio avaliou que o melhor nome é o do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que participou da reunião de forma remota, por vídeo conferência. Ciro avaliou o cenário estadual e nacional e defendeu o nome Roberto Cláudio na disputa.
O pré-candidato disse que o mais importante é o movi mento que vem sendo feito. Disse que um conjunto de partidos estão se unindo “para proteger o Ceará do mal que o PT tem nos causado”, argumento repetido em entrevistas, após participar da missa na Igreja Mariz de Barbalha, neste domingo.
Durante o encontro, o deputado estadual Carmelo Neto (PL) garantiu que o seu partido estará na aliança desde que tenha uma vaga na disputa ao Senado. O assunto foi discutido por Roberto Cláudio, com o ex-presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira (29), em Fortaleza. Segundo informações do encontro, a aliança conta com União/PP, PL, PSDB/Solidariedade e Novo. Outros partidos, como o PDT, ainda estão sendo articulados.
O encontro teve as presenças de lideranças do Cariri como o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos); os ex-prefeitos de Barbalha, Argemiro Sampaio (União) e Rommel Feijó (União), o suplente de deputa do estadual, Aloísio Brasil (União); além de lideranças estaduais como o ex-deputado Capitão Wagner (União), os federais Danilo Forte (União) e Daiane do Capitão, e o estadual Carmelo Neto (PL).
No domingo, o grupo recebeu o reforço dos deputados estaduais Sargento Reginauro (União), Lucinildo Frota (PDT), Queiroz Filho (PDT), Cláudio Pinho (PDT), Felipe Mota (União) e Antônio Henrique (PDT), além da vereadora de Fortaleza, Bella Carmelo (PL).
Movimentações
Na quinta-feira (29), dois dias antes de desembarcar no Cariri, Roberto Cláudio anunciou sua desfiliação do PDT. Em nota publicada nas redes sociais, o ex-prefeito disse: “as graves e complexas circunstâncias locais da política cearense e, sobretudo, a necessidade de se construir um projeto alternativo de esperança e prosperidade ao nosso estado, me estimularam a tomar essa decisão”. Roberto Cláudio deve se filiar ao União Brasil no dia 12, em Fortaleza, com a presença de lideranças nacionais.