No Ceará, 52 municípios podem ficar sem recursos da União; no Cariri são 4 ameaçadas

Entre as prefeituras ameaçadas no Cariri estão Juazeiro do Norte, Crato, Santana do Cariri e Caririaçu. Araripe, Milagres e Nova Olinda já fizeram a mudança.

12/08/2020 | Madson Vagner | Cariri

O Governo Federal anunciou que 1899 prefeituras brasileiras, sendo 52 no Ceará, possuem regimes próprios de previdência. Dessas prefeituras cearenses, apenas 14 cumpriram a exigência constitucional imposta pela nova regra da Reforma da Previdência.

As demais ficarão sem receber recursos federais, se até o dia 30 de setembro não modificarem suas normas para atualizarem as alíquotas de contribuição de seus servidores, aposentados e pensionistas da previdência, de 12 para 14% de seus vencimentos. Essas 52 prefeituras ameaçadas tem previdência própria e precisam mudar a lei, sob pena de serem punidas pela União.

Entre as prefeituras que precisam adotar essa mudança no Cariri, estão Juazeiro do Norte, Crato, Santana do Cariri e Caririaçu. Quem já fez o dever de casa e mudou a norma, foi Araripe, Milagres e Nova Olinda. A inclusão dos dois maiores municípios na relação das prefeituras que precisam alterar sua legislação surpreende.

Relacionadas:

Topo