No Crajubar, Gledson e Zé Ailton avançam nas medidas de enfrentamento à covid-19

Os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, estão se preparando para um aumento de casos de covid-19 na região. Os prefeitos reafirmaram a adesão ao decreto estadual.

04/03/2021 | Madson Vagner | Cariri

Os prefeitos de Crato, Zé Ailton Brasil (PT), e Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Pode), anunciaram avanço nas medidas de enfrentamento à covid-19. Os dois gestores reafirmaram a adesão ao decreto estadual publicado no dia 26 de fevereiro, com medidas mais rígidas de isolamento social e no toque de recolher.

O prefeito Gledson avaliou o momento como de atenção máxima, mas manteve a defesa pela flexibilização parcial levando em consideração a situação epidemiológica do município. Gledson comparou os casos num intervalo de 14 dias, que baixaram de 24 para 22 contaminações por dia; lembrando que o município chegou a registrar mais 300 casos por dia.

Apesar dos números baixos, o prefeito disse estar seguindo as sugestões do Governo do Estado por entender que a situação pode se agravar a qualquer momento. Entre as medidas preventivas, Gledson anunciou a manutenção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) covid, na Lagoa Seca, com 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a implantação de uma usina de Oxigênio.

Além da UPA do Limoeiro, com seis leitos de UTI, Gledson destaca o Hotel Municipal, que está sendo preparado com 30 leitos clínicos para atender casos de média complexidade de covid-19.

No Crato, o prefeito Zé Ailton, também, avalia a situação como grave e, por isso, disse ter determinado à Secretaria de Saúde a ampliação dos serviços. Até o dia 28 de fevereiro, o Crato tinha 332 pessoas infectadas e mais de 610 suspeitos. Os números superam Juazeiro, que no mesmo dia tinha 324 contaminados e 38 suspeitos.

Zé Ailton, anunciou a abertura de mais 21 leitos clínicos e 10 de UTIs no Hospital São Camilo, em parceria com o Governo do Estado. Sobre as medidas mais rígidas, Zé Ailton disse entender a situação de empresários e empregados do comércio e da indústria, mas que o momento é de preservar vidas.

Relacionadas:

Topo