
Depois de algumas articulações e discussões, a Associação dos Prefeitos dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste) está de volta ao cenário político do Ceará. Criada em 1994 e desativada desde 2015, a entidade foi resgatada pelo prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, que, em sessão extraordinária realizada no dia 5, em Crato, acabou eleito presidente por unanimidade.
A diretoria tem ainda os prefeitos de Campos Sales, João Luiz (vice-presidente); Antonina do Norte, Antônio Filho (Secretaria geral); Araripe, Cícero Ferreira (primeiro secretário); Santana do Cariri, Samuel Garcia (tesoureiro geral); e Tarrafas, Taiano Martins (primeiro tesoureiro); além do Conselho Fiscal. Os 11 municípios integrantes prometem construir pautas conjuntas a serem apresentadas aos governos federal e estadual. Deputados estaduais e federais devem integrar o grupo.
Nascendo forte
Com pensamento apartidário a Amcoeste renasce forte. Além dos 11 prefeitos da região do Cariri Oeste, deputados estaduais e federal reconheceram a importância do movimento. Os deputados estaduais, Davi de Raimundão (MDB) e Marcos Sobreira (PDT), ressaltaram a importância da união para o desenvolvimento da região. Os dois avaliam o caminho como necessário.
O deputado federal Pedro Bezerra (PTB), apontou o Cariri como berço cultural do Ceará, com potencial distribuído nos diversos municípios, o que, precisa ser transformado em benefício para a população. Faltaram nomes como os deputados federais José Guimarães (PT) e Idilvan Alencar (PDT), mas as ausências ficaram longe de enfraquecer o movimento. Marcaram presenças ainda o vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, e o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva.

Esforço recompensado
O esforço do prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, para reativar a Amcoeste já traz ganhos políticos. Ainda durante a sessão no Crato, Ítalo viveu o que jamais teve, atenção. Na reunião, foi assediado por várias lideranças, incluindo uma conversa calorosa com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Antes dessa articulação, Ítalo tentou por várias vezes sair do PP, seu partido, mas acabou rejeitado por siglas como o PDT.
A expectativa é que Ítalo possa mudar de partido e uma filiação ao PSDB de Roberto, não seria surpresa. Além disso, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, também mostrou aproximação ao gestor, inclusive colocando a Aprece, onde é vice-presidente, a disposição da Amcoeste. Zé Helder é um dos líderes do MDB no Cariri. Pelo menos, por enquanto, o jovem prefeito não falou sobre seu destino; apenas usufrui do bom momento como liderança regional.