
No Crato as discussões sobre as eleições de 2024 se concentram na base do governo Elmano, representada pelo PT do prefeito Zé Ailton Brasil. Em reunião do Diretório Municipal, no sábado (25), o vereador e suplente de deputado estadual, Pedro Lobo, colocou seu nome para a disputa. A reunião foi a primeira a pautar o processo eleitoral de 2024, que será a sucessão de Zé Ailton.
Pedro Lobo é do chamado “PT Raiz” e tem fortes ligações políticas com o deputado federal e líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). Em pronunciamentos públicos, Guimarães tem repetido que o candidato no Crato virá do PT. Guimarães, ainda não se pronunciou sobre o anúncio de Pedro Lobo.
Na oposição de Barbalha, encontros internos já discutem três nomes. Entre os cotados, Júlia Feijó, filha do ex-prefeito e ex-deputado federal, Rommel Feijó, se destaca. Nas reuniões, outros nomes como o vereador Rildo Teles (PSDB) e o advogado José Wilson, também, são colocados. O ex-prefeito Argemiro Sampaio, ainda inelegível por problema na Justiça Eleitoral, corre por fora na preferência do grupo.
Na base governista, o prefeito Guilherme Saraiva, tende a se filiar ao PT do ministro Camilo Santana, mas ainda não se pronunciou sobre a possibilidade. Apesar do rompimento com o PDT na eleição de 2022, há uma discussão para que PT e PDT marchem juntos. A articulação é confirmada pelo presidente do PDT de Barbalha, Geraldo Sinésio.
(Com informações do Jornal do Cariri).