OAB repudia atitude do presidente da Câmara de Juazeiro contra advogado

A OAB repudiou a atitude do presidente da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo, por cassar a palavra do procurador Edson Teixeira, na sessão do dia 25.

30/08/2022 | Madson Vagner | Cariri

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Ceará e subseções Juazeiro do Norte, Crato e Cariri Oriental, se manifestaram por meio de nota em defesa do advogado e procurador da Prefeitura de Juazeiro, Edson Teixeira, que teve a palavra cassada pelo presidente da Câmara, Darlan Lobo (MDB), na sessão do dia 25, quinta-feira. Edson se manifestava na Câmara sobre citação do seu nome, como exemplo de desvio de função e ilegalidade em licitação.

A OAB repudiou a atitude de Darlan ao cassar a palavra do procurador no momento em que “iria defender a sua honra e a Advocacia”. A nota cita a advocacia como função essencial à justiça “como defende a Constituição Federal em seu art. 133”. Citou ainda como prerrogativas a defesa às garantias para que profissional possa desempenhar suas funções na defesa do estado democrático de direito, “o que deveria ser a principal finalidade de uma casa legislativa”.

Após o episódio, em que, cortou fala do procurador, Darlan amenizou o fato, dizendo que concederia mais uma manifestação do advogado desde que fizesse o pedido oficialmente. A OAB não descarta o ingresso de uma ação contra o residente Darlan e acionar o Conselho de Ética da Casa, por quebra de decorro parlamentar. A nota finaliza dizendo que “a advocacia não pode e nunca será calada!”

Relacionadas:

Topo