Operação “Salus” prende 13 por fraude em licitação de Altaneira; prefeito nega crime

São investigados pela Polícia Civil, empresários, servidores públicos, dentre eles secretários municipais, todos ligados a gestão do prefeito Dariomar Rodrigues.

10/12/2020 | Madson Vagner | Cariri

A Polícia Civil deflagrou a operação “Salus” em Altaneira para apurar crimes contra a administração pública. Realizada na manhã desta quinta-feira, 10, a operação, comandada pelo Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção (NRLD), cotou com 120 agentes para o cumprimento de 113 mandados, dentre eles prisões.

Além de Altaneira, os agentes estiveram em Nova Olinda, Antonina do Norte, Aurora, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte e Beberibe. São investigados empresários, servidores públicos, dentre eles secretários municipais, todos ligados a gestão do prefeito Dariomar Rodrigues (PT).

As 13 pessoas tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça a pedido do Ministério Público e figuram nas investigações sobre o desvio de verbas públicas e lavagem do dinheiro. O montante desviado ainda não foi ainda revelado pelas autoridades.

Em contato com este blog, o prefeito Dariomar Rodrigues, garantiu que não há qualquer irregularidade em sua gestão é que a operação cometeu abusos contra seus secretários, servidores e parceiros. Dariomar disse que, sequer, as motivações para as prisões foram informadas. Segundo o prefeito, tudo que é feito em sua gestão em Altaneira tem transparência e boa vontade em ajudar a população.

Perguntado sobre denúncias de que teria contratado mais de 500 temporários durante ano eleitoral, Dariomar negou e disse que os contratos se referem aos quatro anos de gestão. Segundo ele, o município não tem condições de pagar, sequer, esse montante e observa que grande parte dos contratos dizem respeito a nucleações e outras ações administrativas.

Pessoas presas durante a operação:

1. José Humberto (Sec. de Administração)

2. Jamila Landim (Sec. de Saúde)

3. Luan Kaio (Ex. Sec. de SAÚDE)

4. Francisco Freire – DEAN (Empresário)

5. Fabíola Bezerra (Empresária)

6. Elideuza Duarte (Pres. Comissão de Licitação)

7. Luzanira Estevão (Comissão de Licitação)

8. Renata Soares (Servidora Pública)

9. Marecir Venâncio (Servidora Pública)

10.Ítalo Duarte (Servidor Público)

11. Romulo Almeida (Servidor Público)

12. Luiz Daniel (Servidor Público)

13. Juscelino Gonçalves (Contador)

Relacionadas:

Topo