Oposição de Altaneira prega crise na educação; gestão garante ser mentira

Segundo a ex-secretária de Educação, a rede municipal está sem aulas de matemática. A gestão garante que a ex-secretária mente.

02/05/2025 | Madson Vagner | Cariri

A crise pregada pela oposição na educação de Altaneira foi rebatida pela gestão da prefeita Késia Alcântara (PSB). Segundo a ex-secretária de Educação e de Governo, Leocádia Rodrigues, os alunos da rede pública municipal estão sem aulas de matemática há cinco meses, por falta de professores. Em comunicado a gestão foi direta: a ex-secretária está mentindo. Leocádia é irmã do ex-prefeito Dariomar Rodrigues (PT).

No comunicado, a gestão Késia lembra que as aulas iniciaram em 17 de fevereiro, portanto, pouco mais de dois meses. E que apenas uma escola teve redução de três professores, por motivos de licenças, mas que foram substituídos. O processo de contratação para de novos professores deve acontecer ainda este mês.

Mas, o comunicado não veio apenas com respostas. Ele veio recheado de denúncias sobre como a atual gestão recebeu a educação do município. Segundo aponta, foram identificados “ao menos 66 funcionários públicos com desvio de função, professores desvalorizados e sem seus direitos respeitados, infraestrutura das escolas com deficiência para atender ao Ensino Integral, frota de veículos próprios sucateados, sem condições de uso”.

E mais, “importante lembrar aqueles que hoje se baseiam em Fake News para ser lembrado, deu calote na folha de pagamento de dezembro de 2024 e raspou a conta do Fundeb do município, deixando saldo de escandalosos R$ 456,36 e com restos a pagar de quase R$ 2 milhões”.

Relacionadas:

Topo