Oposição de Carius pede impugnação do prefeito Wilamar Palácio

A ação do MDB aponta irregularidade no PV, integrante da “Federação Brasil da Esperança”, a qual faz parte o PT, partido de Wilamar.

22/08/2024 | Madson Vagner | Ceará

A candidata da oposição em Carius, Natália Gomes, presidente do MDB municipal, protocolou pedido de impugnação do prefeito Wilamar Palácio (PT), candidato a reeleição. O pedido (processo nº 0600143-91.6.06.0043), assinado por Natália, foi protocolado na 43ª Zona Eleitoral de Carius, dia 18.

A ação tem como base a ausência de prestação de contas do Partido Verde (PV), integrante da “Federação Brasil da Esperança”, a qual fazem parte PCdoB e PT. Para o MDB, uma decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), é conclusiva ao apontar que os partidos dispostos em federação devem estar com as prestações contas em dia, sob pena de impedimento de candidaturas de qualquer das siglas.

O ministro André Mendonça “restabeleceu que a norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impede a participação de uma federação partidária nas eleições se um dos partidos que a integram não tiver prestação de contas anuais”, diz a ação do MDB.

A assessoria do prefeito Wilamar, orientou a imprensa local no sentido de tratar o pedido de impugnação como “fake news”, sob o argumento de que o PV local está inativo, o que, isentaria a necessidade de prestação de contas. A Justiça Eleitoral, que recebeu o pedido, ainda não se manifestou.

Relacionadas:

Topo