
Com uma população estimada em 276 mil habitantes e um orçamento que deve superar os R$ 2,5 bilhões nos próximos quatro anos, Juazeiro do Norte, ainda, enfrenta muitos problemas estruturais, sociais e econômicos. Depois de uma série de entrevistas com os cinco candidatos a prefeito, as principais propostas foram nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.
Mas, segundo especialistas, o cenário pós pandemia do coronavírus (Covid-19) deve impor novos desafios aos prefeitos empossados em janeiro de 2021. Equacionar queda na arrecadação, resolver demanda reprimida na saúde, planejar a retomada das aulas presenciais e conviver com o aumento de pessoas em situação de rua, deve pautar o início da gestão.
Os três primeiros colocados nas pesquisas, Arnon Bezerra (PTB), Glêdson Bezerra (Podemos) e Nelinho Freitas (PSDB), avaliam a situação como preocupante e colocam como urgente uma efetiva política de contenção de gastos e enxugamento da máquina pública.
Para o prefeito Arnon Bezerra, candidato à reeleição, a questão da saúde deve ser resolvida com a ampliação do número de equipamentos de saúde e melhoramento no atendimento para deixar mais ágil. Arnon destaca que a estrutura de saúde já existe e que, parte dela, já está sendo requalificada para atender a demanda que virá.
O candidato do Podemos, Glêdson Bezerra, avalia que tudo passa pela reestruturação da política de arrecadação e investimento. Melhorar o setor renegociando contratos, enxugando a folha e aplicando os recursos com transparência, para Glêdson deve ser o mais urgente. Ele acredita que com as medidas sobrará recurso para resolver todos os problemas que Juazeiro enfrenta no momento e no futuro.
Nelinho Freitas reconhece os desafios e acredita que tudo poderá ser resolvido com “choque de gestão”. Segundo ele, fará uma gestão técnica, com foco na desburocratização da máquina pública, tendo como prioridade a geração de emprego. Nelinho disse que vai rever a política fiscal e quer dobrar o número de empregos em Juazeiro.
O novo prefeito será conhecido no próximo dia 15, primeiro turno das eleições, quando os juazeirenses irão às urnas escolher o novo gestor ou reeleger o atual.