PDT define prioridades em Missão Velha, Mauriti e Santana do Cariri; Milagres deve ficar fora

Além das candidaturas do Crajubar, o encontro do PDT começou a definir suas prioridades em outros municípios do Cariri. Missão Velha, Mauriti, Santana do Cariri e Milagres na pauta.

05/12/2019 | Madson Vagner | Cariri

Além das candidaturas do Crajubar, o encontro de lideranças do PDT em Juazeiro do Norte no dia 30 de novembro, começou a definir estratégias e prioridades do partido para as eleições em outros municípios da região do Cariri. Prefeitos e pré-candidatos buscam apoio ou, pelo menos, a certeza de que disputarão pela legenda.

Nomes como Dr. Lorim, de Missão Velha, estão aliviados. O pré-candidato teve a confirmação do partido que terá prioridade. Apesar do avanço na articulação e da boa colocação nas pesquisas, Dr. Lorim terá uma campanha dura pela frente.

A divisão do grupo do seu principal apoiador, o ex-prefeito Gidalberto Pinheiro, pode favorecer ao atual prefeito Diego Feitosa (MDB), que recebeu a confirmação de que disputará a reeleição. O ex-prefeito Washington Fechine, foi barrado pelo TCU.

A dúvida é o que fará o ex-prefeito Tardiny Pinheiro, hoje pré-candidato pelo PT do governador Camilo. Ele pode ser o fiel da balança.

Casos opostos

O encontro dos pedetistas em Juazeiro trouxe, também, alivio para o prefeito de Mauriti, Mano Morais. Ele recebeu a confirmação de que continua com a confiança do presidente estadual, deputado federal André Figueiredo, e que será prioridade em 2020. O partido avalia que Mano melhorou sua imagem e vai para a disputa com chances de vitória. Muito da recuperação de Mano se deu pela incapacidade petista de renovar suas lideranças.

O mesmo não pode ser avaliado com relação ao prefeito de Milagres, Lielson Landim. O PDT não encara sua reeleição como prioridade. O forte desgaste político e administrativo deve afastar os líderes do pedetistas da disputa. Lielson que rompeu com a maioria dos seus aliados, terá a legenda e nada mais. Deve enfrentar uma campanha melancólica.

Bem colocado

Entre as situações mais animadoras para os pedetistas no Cariri, o caso de Santana do Cariri é disparado o mais festejado. Derrotado na eleição suplementar por apenas 15 votos, o ex-vereador Vicente Brilhante deve ser candidato com amplo apoio do partido no próximo ano.

Vicente enfrentará a reeleição de Pedro Henrique (MDB) depois de uma gestão desgastada e sem apoio. O prefeito perdeu apoiadores como Eunício Oliveira e seu principal articulador Rafael Branco, o que pode deixa-lo sem a legenda. Vicente foi conclamado pelo deputado federal André Figueiredo para a disputa e parte como favorito.

Relacionadas:

Topo