Pesquisa interna do Governo movimenta sucessão no Crajubar; período pré-eleitoral

Realizada entre os dias 17 e 18 de outubro, uma pesquisa interna promete movimentar os bastidores da sucessão em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

22/10/2019 | Madson Vagner | Cariri

Uma pesquisa encomendada por articuladores da base do governador Camilo Santana (PT) deve movimentar os bastidores da sucessão em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, maiores colégios eleitorais da região do Cariri. A pesquisa que servirá apenas como sondagem não está registrada e, por isso, não terá divulgado seus números.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 18 de outubro e teve o Instituto Célula como realizador. Além do triângulo Crajubar, o Célula pesquisou Missão Velha. Essa deve ser a primeira de uma sequência de três pesquisas, com a próxima em fevereiro de 2020. Fontes do Governo, garantem que as informações estão entre os critérios para a escolha dos nomes a serem apoiados pelo governador Camilo nas eleições municipais do próximo ano.

Entre as informações colhidas estão avaliações dos prefeitos Arnon Bezerra (PTB), Zé Ailton Brasil (PP), Argemiro Sampaio (PSDB) e Diego Feitosa (MDB). Estão inclusos ainda o governo Camilo e o presidente Jair Bolsonaro (PSL). No caso de Camilo é sondado, entre outros, sua capacidade de transferir votos para aliados.

A pesquisa está movimentando pré-candidatos que vêm trabalhando para se viabilizarem na disputa. Em Juazeiro do Norte, foram incluídos nomes da base do governo como Normando Sóracles, Giovanni Sampaio, Ana Paula Cruz e Anderson Palácio. Da oposição nomes como Glêdson Bezerra e Francisco Fabiano, também aparecem no questionário.

Na sondagem espontânea devem aparecer outros nomes como o médico Maurício Sampaio, filho do ex-prefeito Mauro Sampaio, recém lançado. Ao Jornal do Cariri, Dr. Maurício, como é conhecido, disse que entra na disputa para manter o legado do pai e para resolver problemas crônicos na saúde e infraestrutura, além propor um novo modelo para a geração de emprego.

Também em contato com JC, o vice-prefeito Giovanni Sampaio, disse que não assumiu pré-candidatura, mas tem colocado seu nome à disposição do grupo liderado pelo governador Camilo. Sobre um rompimento com o prefeito Arnon, o vice-prefeito garantiu que não aconteceu de fato, mas que está afastado há muito tempo do gestor.

No Crato a pesquisa sonda a situação do prefeito Zé Ailton Brasil e seu opositor Aloísio Brasil. Na base do governo outros nomes como Rafael Branco e Leitão Moura, também foram incluídos. O governador Camilo deve receber a pesquisa ainda nesta semana.

Em Barbalha, além do prefeito Argemiro Sampaio, foram incluídos na pesquisa do Governo o vereador Vevé Siqueira (PP) e Odair Matos (PT), e o empresário Guilherme Correia.

(Jornal do Cariri).

Relacionadas:

Topo