Em meio a especulações sobre o representante da extrema direita na disputa presidencial de 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo sobre a escolha. Em reunião na sexta-feira (05), com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, o ex-presidente Bolsonaro apontou o nome do seu filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para disputar a Presidência da República. Flávio se reuniu com o pai na terça-feira (03).
A informação foi confirmada por Valdemar Costa Neto, após confirmação do aceite de Flávio. “Confirmado. Flávio me disse que o nosso Capitão ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos”, disse. Flávio foi às redes sociais para comunicar a decisão, dizendo que não irá se “conformar” em ver o Brasil “caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo”.
As reuniões aconteceram na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde o ex-presidente cumpre pena de 27 anos por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.
Com a decisão, a expectativa é que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), parta para a reeleição ao Governo do Estado. Com o apoio em peso de caciques do centrão, Tarcísio era cotado como um dos principais herdeiros do espólio de Bolsonaro. Segundo aliados do ex-presidente, o movimento agora será a disputa dos nomes para ocupar a vaga de candidato a vice.
Além da disputa de vice, a base do PL terá que conversar com outros pré-candidatos da direita, já anunciados à Presidência, como os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União); do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).


